Lully
compôs muitos balés para o Rei, durante os anos 1650 e 1660, em que o próprio
Lully dançava. Ele também obteve sucesso compondo músicas para as comédias
de Molière, incluindo Le Marriage forcé (1664), L'Amour
médecin (1665) e Le Bourgeois gentilhomme (de 1670). Louis
XIV o interesse de Louis XIV no balé diminuiu à medida em que envelhecia e
sua habilidade de dança diminuiu (sua última performance foi em 1670) esse foi
um dos motivos que fez Lully ter mudado para ópera.
Jean-Baptiste Molière, frontispício
gravado para seus trabalhos
Comédia Francesa Marriage forcé
Comédia Francesa L'Amour médecin

Le Bourgeois gentilhomme satiriza aspectos da sociedade
que Lully vivia como alpinismo social e a personalidade
burguesa, ridicularizando tanto a classe média vulgar e pretensiosa
quanto a esnobe e vaidosa aristocracia. Os texto da peça estão em sua
maior parte em prosa, com exceção
das aberturas do balé, feitas em verso.
Le Bourgeois gentilhomme
Nenhum comentário:
Postar um comentário