sexta-feira, 20 de junho de 2014

Comédia-Ballet

Le Bourgeois gentilhomme

Lully compôs muitos balés para o Rei, durante os anos 1650 e 1660, em que o próprio Lully dançava. Ele também obteve sucesso compondo músicas para as comédias de Molière, incluindo Le Marriage forcé (1664), L'Amour médecin (1665) e Le Bourgeois gentilhomme (de 1670). Louis XIV o interesse de Louis XIV no balé diminuiu à medida em que envelhecia e sua habilidade de dança diminuiu (sua última performance foi em 1670) esse foi um dos motivos que fez Lully ter mudado para ópera. 



Jean-Baptiste Molière, frontispício gravado para seus trabalhos
















 Comédia Francesa Marriage forcé 

 Comédia Francesa L'Amour médecin 



Le Bourgeois gentilhomme pode ser traduzido como O burguês fidalgo, o cavalheiro burguês, o burguês gentiu ou ainda o burguês ridículo, é uma comédia-balé, uma peça teatral com diálogo falado, entremeada com músicas e danças em cinco atos. O texto é de Molière, encenada pela primeira vez em 14 de outubro de 1670 diante da corte do rei francês Luís XIV, no Castelo de Chambord, pela trupe de atores do próprio dramaturgo. A música da comédie-ballet foi composta por Jean-Baptiste Lully, e sua coreografia é de autoria de Pierre Beauchamp, a cenografia ficou a cargo de Carlo Vigarani, e as roupas a cargo do chevalier d’Arvieux.
Le Bourgeois gentilhomme satiriza aspectos da sociedade que Lully vivia como alpinismo social e a personalidade burguesa, ridicularizando tanto a classe média vulgar e pretensiosa quanto a esnobe e vaidosa aristocracia. Os texto da peça estão em sua maior parte  em prosa, com exceção das aberturas do balé, feitas em verso.
Le Bourgeois gentilhomme

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